Perguntas Frequentes


  • Clique aqui e siga as instruções passo a passo.

  • Clique aqui e siga as instruções passo a passo.
  • Não! É impossível para os administradores do sistema reiniciarem ou alteraram as senhas dos usuários manualmente. As senhas só podem ser alteradas ou recuperadas pelo próprio cidadão. Por isso é importante que você mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados, principalmente o e-mail.
  • Clique aqui e siga as instruções passo a passo.
  • Não é possível excluir um usuário do sistema. Caso você queira excluir uma conta porque não consegue criar uma nova conta com o seu CPF ou acredite que alguém usou seu CPF, veja a próxima pergunta.
  • Você tentou criar uma nova conta e foi informado que "Seu CPF já está cadastrado!"? Calma. Constatamos que na maioria das vezes que somos apresentados com esse problema o que aconteceu foi que a própria pessoa fez um cadastro a muito tempo e não se lembra mais. Também é muito comum as pessoas fazerem um cadastro para algum sistema do estado sem saber que era um cadastro do Acesso Cidadão. O primeiro passo é tentar recuperar a senha: clique aqui e siga as instruções. Normalmente o cadastro foi feito usando o seu próprio e-mail e seguindo esse procedimento vai ser possível recuperar a senha.

    Caso você tente recuperar a senha com o seu CPF e a recuperação vá para um e-mail que você não conhece, ou que não tem mais acesso, o próximo passo é abrir um chamado de recuperação de conta: Clique aqui e siga as instruções passo a passo. Esse processo é mais burocrático, mas tem a vantagem de recuperar a sua conta em qualquer caso, mesmo que alguém tenha usado o seu CPF sem o seu consentimento ou que você não tenha mais acesso a nenhuma forma de login alternativa.

    Por ser um sistema totalmente online e não exigir presença física ou apresentação de documentos, qualquer um pode fazer um cadastro. No entanto é bom frisar que apenas por fazer um cadastro ninguém vai ser capaz de alterar os seus dados ou acessar qualquer informação pessoal. O sistema também garante que tudo o que for feito nas contas é auditado e gravado para validação posterior. O Acesso Cidadão garante que informações pessoais ou acessos restritos só possam ser executados após vários níveis de validação, como, por exemplo, apresentação de documentos digitalizados ou presença física.
  • As contas do Acesso Cidadão são baseadas em CPF para garantir que são únicas. Isso quer dizer que o importante para o sistema é o CPF (e não o e-mail). Por isso o CPF nunca pode ser alterado.

    Caso ao entrar no sistema com o seu e-mail você esteja com um CPF diferente do seu, o procedimento correto é alterar o e-mail dessa conta e não alterar o CPF. Se você não tirar o seu e-mail do CPF errado você nunca vai conseguir criar uma nova conta já que o sistema não permite e-mails repetidos. Outra alternativa é criar uma conta com o seu CPF, mas um e-mail diferente.

    Isso vale inclusive se você alterar todos os dados da conta para os seus. O identificador principal é o CPF, logo se todas as informações como nome, e-mail, data de nascimento e tudo mais forem seus, mas o cpf não, essa conta está inválida e pode ser suspensa. Assim como frisado em todas as etapas de cadastro, nunca use um CPF diferente do seu para se cadastrar. Caso, por qualquer motivo, você tenha feito isso o modo correto de corrigir é alterar os dados da conta para o do titular do CPF e fazer uma nova conta com o seu CPF.
  • Leia a pergunta a anterior.
  • O e-mail é único no sistema, ou seja, duas pessoas diferentes não podem usar o mesmo e-mail. Se usou o seu e-mail na conta de outra pessoa (outro CPF), agora esse e-mail só pode ser utilizado novamente caso seja removido da primeira conta.

    Se tentou criar uma conta com seu CPF e foi informado que o CPF já está cadastrado: A primeira opção é tentar recuperar a senha. Se ao tentar recuperar a senha apareceram os dados de outra pessoa, é porque sua conta (e seu CPF) estão cadastrados com outro e-mail.

    Você pode tentar recuperar a senha usando o cpf, em vez do e-mail, para ver qual e-mail está cadastrado no seu CPF: clique aqui e digite seu CPF na hora de recuperar a senha.

    Se não tiver mais acesso ao e-mail utilizado: clique aqui e siga as instruções.
  • Leia a pergunta a anterior.
  • Você deverá entrar no Acesso Cidadão com seu CPF e senha e após logado entrar no item "Editar Email" como na imagem abaixo: Editar Email Em seguida você pode conferir o seu email atual e nos campos seguintes pode digitar o seu novo e-mail e depois confirmar: Trocar Email Conforme as instruções você vai receber um e-mail para confirmar a troca na caixa de entrada do novo e-mail. Clique no link enviado e a troca vai ser completada.
    Importante!!! Ao realizar esse procedimento você está fazendo um pedido para troca de e-mail. O e-mail só vai ser alterado efetivamente depois que você clicar no link que foi enviado para seu novo e-mail.

Login Externo



Concursos


  • O Acesso Cidadão é o responsável por gerenciar a sua conta virtual no estado do Espírito Santo e garantir que você vai conseguir acessar todos os sistemas vinculados. A equipe do Acesso Cidadão não tem contato direto com as bancas responsáveis pelos Processos Seletivos. Também não temos contato com as equipes responsáveis pelos sistemas de concursos.
    Todo sistema costuma disponibilizar um canal de atendimento (telefone ou e-mail) no próprio site do processo seletivo. Esse é o caminho correto para resolver qualquer dúvida relativa aos concursos.
    Isso inclui questões relativas a comprovantes de inscrição, duvidas nos formulários de inscrição e qualquer outra dúvida que não tenha a ver diretamente com a sua conta.
    Outra sugestão é encaminhar suas colocações diretamente ao fale conosco no site da Secretaria responsável pelo concurso.
    Caso você queira, você também pode usar esse canal de ouvidoria para o estado inteiro: http://www.ouvidoria.es.gov.br/
    E você sempre pode pedir um posicionamento oficial do estado através do site da SECOM: http://www.secom.es.gov.br/fale-conosco

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